Assistidos participam da 1ª Mostra de Talentos da Apae Aracaju

02/10/2023
13:18:17

Um dos principais compromissos da rede Apae é o de promover a inclusão através da arte. Na Apae Aracaju não é diferente e os talentos e habilidades dos usuários são reconhecidos e incentivados. Na última sexta-feira (29), foi realizada na instituição a 1ª Mostra de Talentos com o objetivo de divulgar os materiais produzidos pelas turmas. 

Maria Aparecida é mãe do assistido Isaías, esteve presente no evento e acompanhou as apresentações do filho do começo ao fim. “Eu vejo que ele tem muito jeito pra dança. Em casa ele fica dançando e repetindo as dancinhas pelo celular. Acho que isso pode ser muito mais do que só uma forma dele se divertir, mas um talento mesmo que ele tem. Fiquei muito feliz em ver ele assim, se divertindo e fazendo o que gosta.”, diz a mãe. 

Além das apresentações de dança e música, o  evento contou com uma galeria de exposições artísticas. Pinturas, mosaicos, artesanatos e fotografias coloriram a sala. As obras estavam à venda e o recurso arrecadado será usado para compra de materiais das próprias Oficinas Socioassistenciais. Para Equina Moitinho, coordenadora do setor, a venda das obras de arte dos usuários também é uma atividade importante dentro da Mostra de Talento, pois é uma forma de reconhecer aquele trabalho. “Eles confeccionam os materiais e depois precificam tudo. Isso é importante para que eles percebam que essa arte deles tem valor, não só simbólico. O dinheiro será usado para eles mesmos, na compra de materiais para produção e prática das suas habilidades.”, conclui a coordenadora.

O presidente da Apae Aracaju, Carlos Mariz, destacou o trabalho promovido pelos assistidos da educação. “O que vemos aqui nessa primeira amostra cultural são a arte e a criatividade em estado de ebulição. Tanto as apresentações artísticas, como a dança, quanto o artesanato e a pintura demonstram o potencial que nossos artistas têm, se colocando em pé de igualdade em relação a qualquer outra pessoa. Além do mais, é importante frisar o trabalho desenvolvido pelas oficinas pedagógicas e terapêuticas da Apae Aracaju. Através delas, trabalhamos a autonomia, auto estima e as potencialidades de cada um nesse processo”, frisou.

A presidente da Federação Estadual das Apaes de Sergipe, Drª Mônica Souza, prestigiou a ação e diz estar muito contente com todo o trabalho sensível desenvolvido pela unidade. 
“A Apae Aracaju está sempre na vanguarda de todas as ações. Existe uma sinergia e uma sincronicidade de pensamento entre o plano de ações da Federação e a Apae Aracaju. Para a gente é muito satisfatório ver que a instituição está sempre fazendo com que os assistidos tenham seus potenciais desenvolvidos e reconhecidos”, alega a presidente. 

As obras e apresentações fizeram tanto sucesso que novos projetos começam a ser cogitados para que esse material seja ainda mais potencializado e divulgado. Segundo Drª Mônica, a federação está em articulação para a voltar da Feira da Bondade, uma ação que antes era realizada pela Apae de Aracaju que consistia na comercialização de artesanatos produzidos pelos assistidos  e materiais doados como forma de arrecadar recursos.

“Além da Feira da Bondade eu vejo também muito potencial de distribuir e vender esse material em outros meios. Em janeiro deste ano, na Expo Verão, lançamos a marca Apae Sergipe através do e-comerce da federação e assim, a Apae Aracaju e todas as outras instituições puderam vender os seus produtos. Então, no próximo ano com esse novo material pensamos que a aceitação será grande devido a qualidade e beleza dessas obras”, comenta a presidente.